facies abissal - significado y definición. Qué es facies abissal
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es facies abissal - definición

Abissal; Abissais; Região abissal; Zona Abissal; Oceano profundo; Planícies abissais

Ser abissal         
TERMOS PARA OS SERES VIVOS AQUÁTICOS QUE VIVEM ABAIXO DA ZONA EUFÓTICA DO OCEANO
Seres abissais; Fauna abissal; Criaturas abissais; Usuário(a):Alunomedvet/Testes; Usuário(a) Discussão:Criaturas abissais; Criatura abissal; Animal abissal; Peixe abissal
O ser abissal, criatura abissal ou animal abissal são termos para os seres vivos aquáticos que vivem abaixo da zona eufótica do oceano, conhecida como zonas abissais, parte mais profunda dos oceanos que geralmente possui mais de 2 km de profundidade, com temperaturas muito baixas e sem luz. Essas criaturas sobrevivem em condições extremamente difíceis, com centenas de bars de pressão, pequenas quantidades de oxigénio, pouquíssimo alimento, sem luz solar e frio constante e extremo.
abissal         
adj m+f (abisso+al3)
1 Relativo ao abismo; abismal, abíssico.
2 Das grandes profundidades marítimas.
3 Que vive no abisso.
4 Assombroso, espantoso, pelágico, tétrico.
5 Geol Designativo dos sedimentos marinhos formados em profundidades abaixo de mil metros.
6 Geol V plutônico.
Abissal         
adj
Relativo ao abisso.
Relativo às profundidades marítimas.
Que vive na profundidade do mar.
(De abisso)

Wikipedia

Zona abissal

Zona abissal ou abissopelágica é a camada da zona pelágica compreendida entre os 4.000 m de profundidade e o leito oceânico. Na biologia marinha, o termo se refere ao ecossistema situado na região mais profunda dos oceanos, ou planícies abissais, para além do assoalho oceânico, onde o leito oceânico situa-se a uma profundidade entre 7000 e 11000 metros, onde a luz do Sol jamais chega e a pressão chega a atingir 76 MPa.

Estas regiões representam 42% dos fundos oceânicos, habitat onde vivem poucos seres vivos, em razão da pobreza de nutrientes e baixa temperatura. Nessas regiões é que se situam as fossas abissais que são regiões mais profundas ainda.

Os seres vivos que habitam este ecossistema chamam-se seres abissais e são dotados de adaptações especiais àquele ambiente. A ordem de peixes Lophiiformes é um exemplo de organismos abissais. Nesse ambiente pouco conhecido, vivem na completa escuridão, animais geralmente pequenos, muitos deles luminosos.